Documentário: Nós alimentamos o mundo (2005)

Por Karine Kahl

“Todos os dias, em Viena (Áustria), a quantidade de pão deixada para o lixo seria suficiente para alimentar a segunda maior cidade austríaca, Graz. Cerca de 350 mil hectares de terras agrícolas, sobretudo na América Latina, são consagradas à cultura da soja para alimentar o gado austríaco ao mesmo tempo que um quarto da população local passa fome.”

Cada europeu come dez quilos por ano de legumes provenientes do sul da Espanha, cultivados em estufas irrigadas artificialmente, daí a consequência da escassez de água. Nesse documentário, Erwin Wagenhofer segue até às origens dos alimentos que comemos. A viagem leva-o a França, Espanha, Roménia, Suíça, Brasil e de novo a Áustria.

É um documentário sobre alimentação e globalização, sobre pescadores e camponeses, motoristas de camiões de longo curso e administradores poderosos de empresas multinacionais, sobre o fluxo de mercadorias e o fluxo de dinheiro – um filme sobre a escassez no meio da abundância. Com as suas imagens que se não esquecerão, o filme ajuda a compreender como são produzidos os nossos alimentos e explica o que tem a ver conosco o drama da fome no mundo. São entrevistados, para além de pescadores, agricultores, agrónomos, biólogos e o relator Jean Ziegler, também o diretor da Pioneer, o maior fornecedor de sementes do mundo, e ainda Peter Brabeck, presidente da Nestlé International, a maior empresa alimentar no mundo.”

Instigador e revoltante, o diretor nos prende nesse surpreendente documentário. Assista abaixo:

We Feed The World (EUA/2005) – Nós alimentamos o mundo
Direção: Erwin Wagenhofer
Duração: 96 min

 

REFERÊNCIA:

Site Contra-Educação


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s