Livro: A Coragem de Ser Imperfeito

Por Muriel Hamilton Depin

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente – e isso não precisa ser ruim. A autora Brené Brown mostra que a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas sim a melhor definição de coragem. No livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, Brené apresenta suas vivências e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca descobertas, desafiando o leitor a mudar a maneira como se vê e se relaciona.

Ao fugir de emoções como medo, mágoa e decepção, as pessoas também se fecham para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, aqueles que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.

Segundo ela, viver plenamente quer dizer abraçar a vida a partir de um sentimento de amor-próprio. Isso significa cultivar coragem, compaixão e vínculos suficientes para acordar de manhã e pensar: ‘Não importa o que eu fizer hoje ou o que eu deixar de fazer, eu tenho meu valor.’ E ir para a cama à noite e dizer: ‘Sim, eu sou imperfeito, vulnerável e às vezes tenho medo, mas isso não muda a verdade de que também sou corajoso e merecedor de amor e aceitação.’

Então, caso o medo (de se expor, de errar, de se magoar ou de fracassar) esteja te privando de vivenciar diversas experiências importantes, este livro pode ser o ponta pé inicial para uma relação mais saudável com você e com aqueles que te cercam.

 

REFERÊNCIA:

http://www.esextante.com.br/livros/acoragemdeserimpefeito/

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s