Implicações do tempo e frequência da refeição na prevenção de doenças cardiovasculares

Por Muriel Hamilton Depin

 

Os padrões de alimentação são cada vez mais variados, pois as pessoas já não fazem necessariamente as refeições típicas de café da manhã, almoço e jantar – e também porque ignorar refeições e fazer lanches no lugar destas se tornou mais prevalente. Esses estilos alimentares podem ter vários efeitos nos seguintes marcadores de saúde cardiometabólica, como obesidade, perfil lipídico, resistência à insulina e pressão arterial.

Em uma declaração científica da Associação Americana do Coração de 2017, pesquisadores analisaram os efeitos cardiometabólicos dos seguintes padrões alimentares: pular o café da manhã, jejum intermitente, a frequência e o tempo das refeições.

A conclusão dessa análise foi que padrões alimentares irregulares parecem serem menos favoráveis para atingir um perfil cardiometabólico saudável. Mas o que eles concluíram também é que o comer consciente, com atenção ao tempo e frequência das ocasiões alimentares, pode levar a um estilo de vida mais saudável, e, consequentemente, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

150116981
Comer Consciente – Mindful Eating

Sendo assim, foi possível perceber que quando o assunto é a saúde do coração, o importante não é somente o que você come, mas como você come. Logo, além de cuidar com a qualidade da alimentação (como, por exemplo, o consumo excessivo de açúcar, gordura trans), é preciso dar atenção à maneira que se come: sem culpa, com calma e atenção.

O artigo pode ser lido na íntegra aqui: http://circ.ahajournals.org/content/early/2017/01/30/CIR.0000000000000476.

 

REFERÊNCIA:

ST-ONGE, Marie-Pierre et al. Meal Timing And Frequency: implications for cardiovascular disease prevention. Circulation., v. 135, 2017.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s