Documentário: O veneno está na mesa 2 (2014)

Por Karine Kahl

Semana passada nós sugerimos na Seção Cultural o documentário “O veneno está na mesa”, de 2011, o qual trata de um assunto muito importante atualmente: agrotóxicos e seus malefícios à saúde. Essa semana trouxemos a sua continuação, “O veneno está na mesa 2”, o qual aborda o mesmo tema com dados mais recentes e relatos diferentes.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostra que o mercado brasileiro de agrotóxicos cresceu 190% nos últimos 10 anos, mais que o dobro do mercado mundial no mesmo período, que foi de 93%.

O longa suscitou uma grande discussão inspirada em cenas registradas em diferentes cidades brasileiras, onde a agricultura familiar tem sido pressionada em seu território e seus modos de vida pelo agronegócio. Há situações conflitantes, como aviões de empresas pulverizando suas plantações e, ao mesmo tempo, lançando agrotóxicos em escolas e em culturas de pequenos produtores que não usam nenhum tipo de veneno.

“Hoje você tem agrotóxicos proibidos no mundo, produzidos fora do Brasil, que são distribuídos no país legalmente. O preocupante é o nosso país ser hoje o principal consumidor de agrotóxicos do mundo. Isso se faz legalmente, abertamente, produzido por empresas regulares instaladas por aqui, empresas brasileiras subsidiadas. E eles são criminosos, porque esses produtos matam, é essa a questão que nos preocupa. A minha crença é que temos que lutar por um mundo melhor”, finaliza Tendler.

Assista abaixo a esse interessante documentário:

O veneno está na mesa 2 (Brasil, 2014)
Produção: Silvio Tendler
Duração: 70min.

 

REFERÊNCIA: Site Rede Sustentabilidade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s