Suplementação nutricional no treinamento físico em DPOC

Por Karine Kahl

Como já abordado anteriormente no texto Doenças Pulmonares no Envelhecimento, as Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) possuem relação com o processo de envelhecimento. São irreversíveis, mas tratáveis, e, principalmente, podem ser prevenidas a partir da um estilo de vida mais saudável e não ter hábito de fumar.

Também já foi citado que as DPOC diminuem a força muscular e aumenta o gasto dos músculos, o que dificulta a prática de atividade física entre os acometidos. Tendo em vista que o treinamento físico é um dos tratamentos eficazes para DPOC, melhorando a qualidade de vida e o ritmo respiratório, um estudo publicado esse ano no Journal of Caquexia, Sarcopenia and Muscle resolveu verificar a eficácia da suplementação nutricional de vitamina D, leucina e ômega 3 em pacientes acometidos pela doença em treinamento físico.

A vitamina D é encontrada em alguns peixes gordurosos, mas sua síntese se dá principalmente pela exposição solar, como já dito em textos anteriores. A leucina é um aminoácido importante nos exercícios físicos, pois é utilizada como fonte de energia. É encontrada em carnes e no feijão/soja. Já o ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada com ação atiinflamatória e protetor de diversos tipos de complicações. Esse nutriente é encontrado em alimentos como peixes gordurosos, linhaça, oleaginosas (castanhas, nozes) e abacate.

A amostra era composta em 80 pacientes entre 43 e 80 anos, com baixa massa muscular, baixa vitamina D e ômega 3 e ingestão protéica inadequada. Esses indivíduos foram divididos em dois grupos: um recebeu a suplementação e outro recebeu placebo. Como resultado, percebeu-se que a nutrição estava associada positivamente com a melhora do estado nutricional, força muscular inspiratória e atividade física, além do aumento da quantidade de passos por dia. É importante ressaltar também que apenas a prática de atividade física é considerada, sozinha, um bom fator para aumentar a força muscular e a capacidade respiratória de indivíduos com DPOC.

 

REFERÊNCIA:

BOOL, Coby van de et al. A randomized clinical trial investigating the efficacy of targeted nutrition as adjunct to exercise training in COPD. Journal Of Cachexia, Sarcopenia And Muscle, Netherlands, maio 2017.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s