Documentário: Fed Up (2014)

Por Karine Kahl

O documentário produzido e narrado pela jornalista e apresentadora Katie Couric aborda a questão do consumo exagerado de açúcar e junkfood e a consequente epidemia da obesidade mundial.  Em “Fed Up”, Couric quis desmascarar diversos mitos da alimentação e deixar de culpabilizar somente a gula e o sedentarismo pelos altos índices de obesidade a partir da infância. Segundo as informações do filme, o ganho de peso também é um resultado de políticas públicas frouxas e da indústria de alimentos, que se aproveita da alta palatabilidade de produtos cheios de açúcares, sal e gorduras.

O objetivo do documentário é “que as pessoas fiquem literalmente fartas (fed up) com o sistema que permitiu que a indústria de alimentos atingisse as crianças de uma forma tão perversa, e também que as pessoas se armem com os fatos para que tenham mais controle da situação”. Além disso, o longa também mostra a evolução da obesidade e diabetes a partir da década de 80 nos Estados Unidos, quando o presidente da época reduziu um bilhão e meio de dólares do orçamento da alimentação escolar, permitindo convênios com fast-foods como McDonald’s e Pizza Hut nos refeitórios. Os representantes dessas indústrias de alimento alegaram que o filme ignorou alguns passos positivos que a indústria alimentícia deu para reduzir a obesidade, tais como a remoção de refrigerante nas escolas e o uso de informação sobre nutrição nas embalagens.

Entretanto, de acordo com o ex-representante da Food and Drug Administration (FDA) David Kessler, a aceitação da sociedade em relação aos alimentos deve mudar da mesma forma que ocorreu com o cigarro, apesar de a dificuldade, neste caso, ser maior. Isto porque o consumo de alimentos industrializados estimula nossos cérebros, fazendo com que a vontade deste consumo só aumente. Infelizmente, Kessler pontua que “não seremos capazes de mudar a maneira com que nossos cérebros respondem aos alimentos, assim, precisaremos mudar o ambiente ou as normas sociais”.

Assista abaixo a esse ótimo documentário:

Fed Up (EUA) 2014
Duração: 95 min.
Direção: Stephanie Soetching

 

REFERÊNCIA:

Site saúde.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s