Baixa dose de resveratrol melhora a função cerebrovascular no diabetes mellitus tipo 2

Por Karine Kahl

A disfunção microvascular progressiva no diabetes mellitus tipo 2 (DM2) pode prejudicar a capacidade dos vasos cerebrais de fornecer sangue às regiões cerebrais, aumentando os riscos de demência. Já é comprovado que o resveratrol (substância polifenólica encontrada em sementes e cascas de uva) pode melhorar a função vasodilatadora na circulação corporal. Com isso, um estudo publicado em 2016 buscou determinar se esse composto poderia também melhorar a circulação cerebral e qual seria a dose ideal para melhorar a capacidade de resposta do vasodilatador cerebral (CVR) no DM2.

O estudo foi realizado com 36 adultos idosos portadores de Diabetes tipo 2 não dependentes de insulina. A amostra foi dividida em dois grupos, sendo que um recebia doses únicas de resveratrol (75, 150 e 300mg) em intervalos semanais, enquanto o outro grupo recebia placebo. A CVR foi avaliada por ultrassonografia, avaliando a variação percentual de velocidade sanguínea da linha de base para a velocidade máxima atingida durante a hipercapnia (aumento de gás carbônico no sangue arterial).

Resveratrol Diabetes 2

Como resultados, obteve-se que o resveratrol aumentou a CVR e a melhoria máxima foi observada com a menor dose utilizada (75mg). Conclui-se, então, que o consumo regular (e moderado) de uva e vinho podem auxiliar na melhora da função cerebrovascular em idosos portadores de DM2, uma vez que é comum a disfunção vascular nesse grupo.

 

REFERÊNCIA:

WONG, R H X et al. Low dose resveratrol improves cerebrovascular function in type 2 diabetes mellitus. Nutrition, Metabolism And Cardiovascular Diseases, v. 26, n. 5, p.393-399, maio 2016.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s