Documentário Embrace (2016)

Por Muriel Hamilton Depin

 

A australiana Taryn Brumfitt teve três filhos, e, após cada gravidez, observou seu corpo modificar. Mas ela não aceitou bem as mudanças de início e odiava o que via no espelho. Decidiu malhar intensamente por alguns meses, e, quando atingiu o peso almejado, participou de uma competição de fisiculturistas. Lá, ela encontrou mulheres com corpos esculturais se sentindo insatisfeitas com a própria imagem e fazendo autocríticas parecidas com as que ela mesma fazia antes da mudança. Foi quando Taryn entendeu que o caminho não era a busca pelo corpo considerado “perfeito”, mas sim, o da aceitação corporal.

No entanto, foi com a postagem de uma foto no Facebook que sua vida mudou. Fotos “antes e depois” geralmente envolvem o antes sendo alguém acima do peso, e, o depois, a pessoa após passar por alguma transformação. Por quebrar essa expetativa e mostrar com aceitação a realidade do seu corpo, a imagem acabou viralizando, tornando-se manchetes em revistas e jornais de todo o mundo.

Sua intenção ao postar a foto foi fazer com as mulheres percebessem que podem aceitar seus corpos. Já a principal motivação foi a sua filha, já que Taryn não quer que a menina passe pela mesma pressão de se enquadrar em um mesmo padrão corporal – o que geralmente culmina na insatisfação com o próprio corpo.

antes-depois-emagrecimento-gorda-magra

Após o sucesso, ela deu início ao Body Image Movement (Movimento da Imagem Corporal) e planejou a realização de um documentário sobre o assunto. Com uma campanha de financiamento coletivo, ela arrecadou R$ 810 mil e viajou o mundo para gravá-lo.

Sendo assim, o documentário Embrace (atualmente disponível no serviço de streaming Netflix) acompanha Taryn em uma viagem para vários países, a fim de conhecer mulheres e suas histórias de conflitos com seu corpo. Uma emocionante jornada sobre autoestima e quebra de padrões, em que tentamos entender melhor, junto com a protagonista, os motivos de aproximadamente 91% das mulheres odiarem o próprio corpo – bem como, porque a aceitação é a melhor maneira para mudar essa triste realidade.

Assista o trailer, a seguir:

 

embrace_a4poster

 

Embrace (Austrália, 2016)

Direção e Roteiro: Taryn Brumfitt

Duração: 86 minutos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s