Documentário: SICKO (2007)

Por Karine Kahl

SiCKO (no Brasil SiCKO: SOS Saúde) é um documentário estadunidense dirigido, produzido e protagonizado por Michael Moore, lançado em 2007, sobre o Sistema de saúde dos Estados Unidos. O autor compara o sistema de saúde dos Estados Unidos, protagonizado pelas companhias de seguro-saúde, com os sistemas de saúde universais de países como França, Canadá, Reino Unido e Cuba.

Cerca de 50 milhões de norte-americanos não possui plano de saúde. Enquanto isso, aqueles que possuem, são normalmente vítimas de fraude das companhias. O sistema de saúde do país dos Estados Unidos está no número 37 no ranking de 191 países da Organização Mundial da Saúde, por possuir alguns índices, como mortalidade infantil e expectativa de vida, igual a países menos desenvolvidos. Entrevistas foram feitas com vários cidadãos que pensavam possuir cobertura de seus planos, mas não tiveram acesso a tratamento. Antigos funcionários de companhias de planos de saúde descrevem as iniciativas para o corte de custos, dando bônus aos funcionários e médicos que encontrassem formas de aumentar o lucro das empresas, negando tratamentos e procedimentos em seus clientes.

A partir daí, Michael Moore viaja e entrevista usuários dos sistemas de saúde do Canadá, França e Reino Unido, onde a população consegue atendimento e medicação gratuita. É uma importante reflexão de como os sistemas privados visam ao lucro em cima da doença de seus usuários e como existem países que dependem unicamente disso.

 

Assista ao documentário:

SICKO (EUA/2007)
Direção: Michael Moore
Elenco: Michael Moore
Duração: 123min.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s