Documentário “That Sugar Film” (2014)

Por Muriel Hamilton Depin

No documentário That Sugar Film (que traduzindo é algo como “Aquele Filme do Açúcar”), o ator australiano Damon Gameau embarca em uma dieta com ingestão de 40 colheres de chá de açúcar por dia para verificar os efeitos do açúcar em seu próprio corpo – com o acompanhamento de médicos e nutricionistas.

11191334_ori

O problema é que ele fez isso sem consumir aqueles produtos que são conhecidos por serem ricos em açúcar, como refrigerante, chocolate ou sorvete. Então, ele consome durante dois meses o mesmo número de calorias que ingeria antes, só que em alimentos industrializados/processados ditos “saudáveis”, como barras de cereais, iogurtes, sucos, cereais, etc.

Além de mostrar as possíveis consequências do excesso de açúcar no organismo humano, o documentário debate a indústria alimentícia, que cada vez mais manipula seus produtos ao invés de promover a conscientização.

Apesar do sensacionalismo presente ao longo do filme, ele tem sua importância ao revelar o excesso de açúcar escondido em vários alimentos industrializados considerados “saudáveis”, ao explicar porque a indústria coloca tanto açúcar nos produtos e o efeito que isso tem no comportamento alimentar das pessoas.

Mas não é para se deixar levar pelo terrorismo nutricional do documentário e cortar todo o açúcar da alimentação. O importante é perceber que os industrializados contêm uma quantidade absurda (e muitas vezes, escondida) de açúcar e a melhor opção é evita-los sempre que possível – dando preferência a uma alimentação variada e baseada em alimentos in natura.

Confira o trailer,  abaixo:

 

That Sugar Film (Austrália, 2014)

Direção: Damon Gameau

Elenco: Damon Gameau, Hugh Jackman, Stephen Fry.

Duração: 90 minutos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s