Chocolate (2000)

Por Karine Kahl

Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção. Quando chegaram à cidade, ninguém poderia imaginar o impacto que isso teria na antiquada comunidade.

Chocolat 3

A misteriosa e quase mágica habilidade de Vianne em perceber os desejos pessoais de cada freguês e satisfazê-los perfeitamente com o confeito do amor faz com que os moradores se entreguem às tentações e à felicidade. O prefeito (Alfred Molina) considera o ato um desrespeito, já que a comunidade está empenhada em guardar a Quaresma, período que os católicos mais fervorosos dedicam à penitencia e à reflexão. A época é de jejum, não de doces. A situação piora quando o prefeito fica sabendo que Vianne não é católica e que sua pequena filha Anouk desconhece o próprio pai. Rapidamente a cidade se divide.

De um lado, a intolerância, o medo do diferente, o conservadorismo e a rudeza de quem não admite mudanças. Do outro, a celebração da vida, o amor à liberdade, o cultivo dos doces sabores da existência. Em clima de fábula, Chocolate desenha Vianne como uma mistura de cozinheira e feiticeira do bem. Seus quitutes adoçam não apenas bocas e línguas como espíritos e almas, derretem antigos sentimentos petrificados. Amante das boas coisas da vida, ela é contra as antigas tradições sem sentido que aprisionam seus seguidores. Até perceber que ela própria é uma prisioneira de seu passado. Mas, isto até a hora em que outro forasteiro chega à vila. Finalmente agora ela também conhece e se rende aos seus próprios desejos.

Chocolat 1
Chocolat (EUA/2000)
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Lena Olin, Juliette Binoche, Johnny Depp
Duração: 125min.

 

REFERÊNCIA:

Grupo de Pesquisa “Gênero, saúde e enfermagem”
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185093/mod_resource/content/1/Chocolate%20-%20an%C3%A1lise.pdf


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s