Efeitos do consumo de cacau na proteção da pele e redução de rugas

Por Muriel Hamilton Depin

E se o chocolate, além de saboroso, fosse um aliado da saúde, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele e ajudando a reduzir as rugas? Pois bem, a ciência vem mostrando que isso já é possível – mas esse benefício está na verdade no consumo do cacau.

Realizou-se um estudo (randomizado, duplo-cego) de 24 semanas, para avaliar os efeitos da suplementação oral de flavonóis de cacau no fotoenvelhecimento cutâneo. Todos os participantes eram mulheres moderadamente foto-envelhecidas com rugas faciais visíveis (faixa etária: 43-86 anos). Os participantes foram aleatoriamente designados para receber uma bebida de placebo ou bebida com 12 gramas de cacau em pó (320mg de flavonoides totais de cacau). Foram avaliadas as rugas, a elasticidade da pele e a hidratação no início, com 12 e 24 semanas.

Essa pesquisa demonstrou que o consumo de 12 gramas de cacau em pó por 24 semanas em mulheres foto-envelhecidas diminuiu as rugas, melhorou a elasticidade da pele e aumentou a dose mínima de raios UVB para causar eritema. Ou seja, o consumo regular de cacau teve efeitos positivos sobre as rugas faciais, elasticidade e proteção da pele.

Cacau e rugas 2

Como esses benefícios relatados no estudo estão relacionados com o consumo do cacau, quanto maior o teor de cacau no chocolate, melhor. Para isso, prefira chocolates com pelo menos 70% de cacau. Outra dica importante é a quantidade de açúcar presente no chocolate. O açúcar piora o envelhecimento da pele (devido ao processo de glicação, que iremos comentar melhor na próxima semana aqui no site) logo, fique de olho na quantidade de açúcar que o chocolate possui (leia o rótulo: na lista de ingredientes, se o açúcar for um dos primeiros ingredientes, significa que está em alta quantidade).

Seja na forma do cacau em pó em alguma preparação (como em bolos) ou do chocolate, escolha a sua favorita, e, bom apetite!

REFERÊNCIA:

¹ YOON, Hyun-Sun et al.Cocoa Flavanol Supplementation Influences Skin Conditions of Photo-Aged Women: A 24-Week Double-Blind, Randomized, Controlled Trial. The Journal of Nutrition, v. 146, n.1, p.46-50, 2016


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s