Documentário: “Nossos Filhos nos acusarão”

Por Muriel Hamilton Depin

O documentário francês “Nossos filhos nos acusarão” (Nos enfants nous accuseront, 2008) apresenta um visão sobre o impacto que os agrotóxicos, pesticidas, conservantes e corantes presentes na alimentação têm na saúde humana – além de revelar a influência da alimentação, ambiente e poluição industrial e agroquímica no elevado aumento dos casos de câncer na França. Então, o filme acompanha a implantação do projeto que utiliza apenas alimentos orgânicos na cantina das escolas do município de Barjac, ao sul da França – aderido pelo prefeito da cidade que está preocupado com os estes possíveis efeitos negativos na saúde da população.

As consequências para os hábitos da sociedade moderna estão sendo muito caros para a saúde humana e para o meio ambiente – e estes precisam ser reavaliados. Nesse contexto, é possível perceber a importância que os alimentos orgânicos têm, porque os efeitos dos produtos químicos não são sentidos somente pelos consumidores, mas também pelos produtores, pela terra e seres vivos que estão perto destas áreas de produção.

As ações mostradas no documentário como a horta escolar, as rodas de conversa com as crianças (explicando o valor do alimento orgânico), o diálogo com os pais (para influenciar a alteração de hábitos também dentro das casas), entre outras, foram extremamente efetivas – e indicam que é possível fazer a mudança quando há motivação política para possibilitar que essa ocorra.

 

Assista online:

“Nossos filhos nos acusarão” (Nos enfants nous accuseront)
França, 2008
108 min
Direção: Jean-Paul Jaud


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s