Flores de Aço (Steel Magnolias, 1989)

Por Muriel Hamilton Depin

Este drama conta com um excelente elenco de atores veteranos como Sally Field e Shirley MacLaine, bem como, o primeiro papel de destaque da atriz Julia Roberts no cinema (indicada para o Oscar de atriz coadjuvante por este filme). A história se passa numa pequena cidade da Louisiana, nos Estados Unidos, e gira em torno da M’Lynn (Sally Field), sua filha Shelby (Julia Roberts) e quatro amigas – a cabelereira Truvy (Dolly Parton) e sua funcionária Annelle (Daryl Hannah), e, duas vizinhas mais velhas (Shirley MacLaine e Olympia Dukakis).

Apesar de terem temperamentos, idades e classes sociais diferentes, essas seis mulheres passam unidas pelos altos e baixos da vida. O início da história envolve os preparatórios para o casamento de Shelby com um advogado rico, em que as personagens acabam se encontrando no salão de beleza de Truvy. Elas se aproximam nesse momento de celebração, e, a partir daí, permanecem juntas durante diferentes experiências ao longo de vários períodos das suas vidas – como casamentos, festas, nascimentos e mortes.

Enquanto diversos dramas ocorrem na trajetória das personagens, os homens desabam, desistem ou se escondem. Mas elas se mantêm firmes e dão força umas as outras para continuarem suas jornadas. Elas são mães, filhas, esposas e amigas, que passam pelas dificuldades da vida sendo mais fortes que qualquer homem ao seu redor.

Sendo assim, percebe-se que mais do que um retrato sobre o envelhecer, esse é um filme sobre o poder feminino. Historicamente a mulher sempre foi vista como o sexo frágil, e, sua imagem sempre associada com coisas delicadas, como as flores. Porém, as mulheres aqui retratadas passam longe de serem frágeis. Elas podem até ser delicadas e belas como as flores, mas também são tão resistentes quanto o aço.

Confira abaixo um pedacinho do filme:

 

Flores de Aço (Steel Magnolias, 1989 / EUA)
Direção: Herbert Ross
Elenco: Sally Field, Dolly Parton, Shirley MacLaine, Julia Roberts, Daryl Hannah
Duração: 117 min.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s