Avaliação da hidratação em atletas idosos na prática de exercícios

Por Karine Kahl

As corridas de rua vêm se tornando cada vez mais populares, e dentre o público participante, destacam-se os idosos. Porém, têm-se percebido que muitos deles não vêm dando a devida importância a alguns fatores que afetam o desempenho, como a hidratação. Estar hidratado é muito importante para a manutenção hídrica e melhora da performance, principalmente em treinamentos e provas de longa duração, pois o indivíduo desidratado pode ter seu tempo de prática de exercício diminuído, além de outros comprometimentos.

Sendo a população idosa a mais suscetível à desidratação e às complicações associadas, é importante estimular a ingestão adequada de líquidos nessa faixa etária, especialmente nos atletas. Uma desidratação de 1% a 2% do peso corporal começa a comprometer as funções fisiológicas e influenciar negativamente o desempenho. Desidratação superior a 3% do peso corporal perturba ainda mais essas funções e aumenta o risco de um atleta desenvolver alguma complicação devido ao calor. Durante o exercício físico, a perda de peso ocorre principalmente através da perda de água pelo suor. Desse modo, o atleta cuja perda de suor é maior do que a ingestão de líquidos durante a atividade física torna-se desidratado.

Senior man hitting the ball at a golf course.

Um estudo publicado em agosto de 2016 na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício teve como objetivo verificar a prática da hidratação em atletas idosos nos treinamentos e avaliar os níveis de hidratação antes de uma prova de meia maratona assim como as alterações ocorridas ao final dela. Foi utilizada uma amostra de 10 idosos praticantes de corridas de longa duração há mais de 5 anos, e o estudo foi desenvolvido durante uma prova de meia maratona (21km).

Para verificar o estado de hidratação, avaliou-se os seguintes parâmetros: diferença de peso corpóreo antes e após a prova e através da comparação da gravidade específica da urina pré e pós-corrida.  Verificou-se que, embora todos tenham o hábito de hidratar-se, houve diferença no comportamento deles nas situações de treinamento e competição, sendo que a ingestão de líquidos foi mais presente em competições. Apesar de todos os atletas terem dito possuir o hábito de ingerir líquidos em treinamentos, apenas 20% o fazem durante a atividade. Além disso, os dados revelaram que tanto em competição quanto nos treinamentos a hidratação é feita em sua maioria (70%) de forma involuntária, ou seja, sem a presença da sede, o que pode ser considerado positivo, visto que há diminuição da sensação de sede nos idosos. Com relação ao balanço hídrico, os dados obtidos mostraram que houve significativa perda de massa corporal após a prova, sendo a média de 1kg. Ademais, a densidade urinária média pré prova revelou um estado de desidratação.

Os resultados finais apontam que, mesmo que os idosos estudados apresentem prática regular de hidratação, os hábitos eram inadequados durante os treinos, refletindo o alto nível de desidratação nos atletas antes de iniciarem a prova. Os dados apresentados reforçam a ideia de que os idosos são mais suscetíveis à desidratação e há a necessidade de estimular a ingestão de líquidos nesse público, sejam eles atletas ou não. Estratégias como: beber pouca água em intervalos pequenos, usar despertador e preparar águas saborizadas podem auxiliar a longo prazo para isso virar um hábito e não mais um sacrifício!

hidratac3a7c3a3o-idosos-atletas-c3a1gua-saborizada.jpg

 

REFERÊNCIA:

JESUS, Doalcei de; ESTRELA, André Luiz. Prática da hidratação e avaliação dos níveis de hidratação em atletas idosos durante uma prova de meia maratona. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 10, n. 60, p.450-459, ago. 2016.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s