Refrigerante e envelhecimento celular: Associação entre o consumo de bebidas açucaradas e o comprimento de telômeros de leucócitos

Por Muriel Hamilton Depin

A manutenção do comprimento dos telômeros dos leucócitos (nossas células de defesa) está relacionada ao envelhecimento celular saudável. Uma pesquisa publicada em 2014 (LEUNG, C.W. et al, 2014) testou se há uma relação entre o consumo de bebidas açucaradas e esse comprimento e o desenvolvimento de doença metabólica (conjunto de doenças, como a obesidade, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia, que em associação, levam ao aumento do risco de doenças cardiovasculares).

Foram examinadas as associações entre o consumo de bebidas açucaradas e comprimento de telômeros em uma amostra representativa nacional de adultos saudáveis. A população do estudo incluiu 5309 adultos dos EUA, com idade de 20 a 65 anos, sem história de diabetes ou de doença cardiovascular, dos exames da National Health and Nutrition Examination Surveys, de 1999 a 2002. O comprimento dos telômeros foi analisado a partir de amostras de DNA. A dieta foi avaliada usando questionários dietéticos de 24 horas.

Os resultados mostraram que o consumo de refrigerantes com açúcar foi associado à telômeros mais curtos, o que significa que sua ingestão regular está relacionada com um envelhecimento celular acelerado (o que pode, até mesmo, influenciar o desenvolvimento da doença metabólica).

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014), os refrigerantes e os vários tipos de bebidas açucaradas não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação (devido à quantidade excessiva de açúcar ou de adoçantes artificiais e vários aditivos). Além disso, são chamadas de calorias líquidas e estão relacionados ao aumento do risco de obesidade devido a menor capacidade que o organismo tem de “registrar” calorias provenientes de bebidas adoçadas. Por isso (e por vários outros motivos), é importante evitar a ingestão de refrigerantes e preferir pelo consumo de água e de sucos naturais sem adição de açúcar.

 

REFERÊNCIAS:

 BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

LEUNG, C.W. et al. Soda and cell aging: associations between sugar-sweetened beverage consumption and leukocyte telomere length in healthy adults from the National Health and Nutrition Examination Surveys. Am J Public Health., v. 104, n. 12, pp. 2425-31, dec. 2014.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s